Já ouvi afirmações do tipo, que para se obter o betta red dragon bastaria cruzar vermelho com white opaque ou vermelho com white platinun ou ainda vermelho com copper. O tem que ser entendido é que genética não se confunde com uma paleta de cores de uma aquarela. É tudo muito mais complexo do que parece. É fácil reproduzirmos peixes de linhagem fixada. Fixar genes e desenvolver novas linhagens é outra história. Um longo trabalho, de anos e anos.
Uma afirmação já confirmada é que ao cruzar um red dragon com um copper homozigoto tem-se copper já na primeira geração . Daí a afirmação de que os dragons carregam o gene copper e por isso “seriam enquadrados” no rol dos genes metálicos.
Bem, então vamos ao que interessa.
O REd dragon original foi "criado"a partir de 3 peixes:
- Super red PK female
- Red copper PK
- Betta mahachai(fotos menores)

Então a dificuldade seguinte era manter os traços dos mahachai nos filhotes. Depois disso, um macho dessa primeira reprodução (mahachai x red copper pk) foi cruzado com uma fêmea super red pk.
O terceiro passo foi selecionar um macho dessa linha anterior (mahachai x red copper x super red ) para reproduzir novamente com a fêmea super red. Naturalmente os filhotes não tinham uma

Bem, amigos...Enfim chegamos ao fim(rs).

Encerro aqui essa breve pesquisa com os red dragons. Espero que tenham gostado e que tenha ajudado a "decifrar" esse enigma chamado rEd DrAGoN.
http://www.aquabid.com/
http://bettasocietymalaysia.com.my/
http://asianbetta.invisionplus.net/
http://www.bettas4all.nl/
emails trocados com alguns criadores tailandeses.