bEtO

outubro 27, 2008

::: bETtA rEd DrAGoN (3 - FiNaL):::


Parte III - Origem Genética
:


Já ouvi afirmações do tipo, que para se obter o betta red dragon bastaria cruzar vermelho com white opaque ou vermelho com white platinun ou ainda vermelho com copper. O tem que ser entendido é que genética não se confunde com uma paleta de cores de uma aquarela. É tudo muito mais complexo do que parece. É fácil reproduzirmos peixes de linhagem fixada. Fixar genes e desenvolver novas linhagens é outra história. Um longo trabalho, de anos e anos.

Uma afirmação já confirmada é que ao cruzar um red dragon com um copper homozigoto tem-se copper já na primeira geração . Daí a afirmação de que os dragons carregam o gene copper e por isso “seriam enquadrados” no rol dos genes metálicos.

Bem, então vamos ao que interessa.

O REd dragon original foi "criado"a partir de 3 peixes:

- Super red PK female
- Red copper PK
- Betta mahachai(fotos menores)

Primeiro, o mahachai selvagem foi cruzado com o pk red copper. Foi destacado pelo Mr.Tea a enorme dificuldade de se reproduzir um mahachai com um red copper. Imaginem.
Então a dificuldade seguinte era manter os traços dos mahachai nos filhotes. Depois disso, um macho dessa primeira reprodução (mahachai x red copper pk) foi cruzado com uma fêmea super red pk.
O terceiro passo foi selecionar um macho dessa linha anterior (mahachai x red copper x super red ) para reproduzir novamente com a fêmea super red. Naturalmente os filhotes não tinham uma forma tão boa, mas estavam nascidos assim os primeiros REd Dragons. Chamados de V1 (version1). Daí pra frente o trabalho foi a fixação da cor e melhoramento do porte. Posteriormente esses genes foram sendo "introduzidos" nos yellows e oranges para que se fosse selecionados yellows dragons e orange dragons como vimos atualmente. De acordo com o que pesquisei, acredito piamente que todos os red dragons vieram desses V1. Para se ter idéia, duas ninhadas do V2(postagem-RED DRAGON 1) foram compradas por inteiro pelo grupo de criadores tailandeses chamado INTERFISH. Essas ninhadas tinham algo em torno de 300 filhotes e foram distribuídos entre eles para que fossem "trabalhados", fixando a "armadura", cor de fundo e também sua forma - vide a foto do topo.



Bem, amigos...Enfim chegamos ao fim(rs).

Primeiro CT red dragon de que tenho notícia.


Minha fêmea REd dragon pk



Encerro aqui essa breve pesquisa com os red dragons. Espero que tenham gostado e que tenha ajudado a "decifrar" esse enigma chamado rEd DrAGoN.


*fontes: http://kampffisch.forumculture.net
http://www.aquabid.com/
http://bettasocietymalaysia.com.my/
http://asianbetta.invisionplus.net/
http://www.bettas4all.nl/
emails trocados com alguns criadores tailandeses.


Forte abraço, como sempre! rs


3 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe-me Beto, trabalho Maravilhoso!!

Vc conseguiu Fixar a variedade??
Tem disponibilidade de filhotes??

Estou com dificuldades de postar!

Meu email:
rorreca@terra.com.br

te mandarei um email!!
Parabens, so posso dizer!
Maravilhoso seu Trabalho!
abraços
Carrero

beto disse...

Olá, Obrigado Carrero. Tenho alguns filhotes de red dragon sim, mas são poucos e ainda não estão à venda!
abraços

Fábio Cavalcante de Santana disse...

Tobé, nota dez esse artigo falando sobre os Dragons mais já esta dando o que falar, gostei muito estou esperando os novos artigos sobre o assunto abraço.