bEtO

outubro 07, 2008

::: bETtA rEd DrAGoN (1):::

Bom, há algum tempinho venho observando a "coqueluche" chamada ReD DrAGoN. Ao mesmo tempo em que se vê em toda parte uma procura quase que deseperada por estes bettas, tanto por criadores quanto por hobistas, quase não se vê nenhum artigo sobre suas origens genéticas, histórico e sua real definição.
Como curioso de carteirinha, resolvi procurar informações pela internet, em fóruns e através de conversas via email com alguns dos grandes criadores tailandeses.

Bem longe de ter a pretensão de escrever um artigo científico sobre o assunto, fiz um apanhado geral de tudo o que consegui reunir, das opiniões, dos fatos e das minhas interpretações. Acho que isso vai iluminar a cabeça de muita gente, inclusive a minha! rs

Como o material ficou um pouco grande para os padrões do blog, resolvi dividí-lo em 3 partes:

Parte I : Histórico.
Parte II: Definição.
Parte III: Origens Genéticas.


Parte I: Histórico.

Em 2003, na Tailândia, nascia o betta que seria chamado "red dragon". O responsável pela proeza foi o Criador nativo de nome Mr. Tea. Naturalmente os bettas não tinham as formas e as cores que vemos hoje. Ele ainda demorou 1 ano para aperfeiçoá-los, principalmente as formas das nadadeiras para as competições. Em meados de 2004 ele seria então apresentado em um evento chamado de COPA do PRíNCIPE 2004. Nesse evento, ele foi o campeão da categoria Fancy Plakat. Ainda nessa época ele não teria nenhum nome comercial e foi relatado como Fancy. Na revista "FANCY FISH"(capa - foto acima) naquele mesmo ano, foram descritos suas origens e genética, onde também foi batizado de RED DRAGON, nome dado pelo criador PICHET PLAISANGUAN - INTERFISH THAILAND .

No final de 2004, o grupo INTERFISH THAILAND resolveu desenvolver os REd dragons. Compraram 2 ninhadas do nativo Mr. Tea com cerca de 300 filhotes para seleção e desenvolvimento. Os bettas surgidos dessas seleções foram chamados de red dragon V2(version 2). Passaram então a ser mais conhecidos em concursos como AQUARAMA 2005, onde foi campeão, e outros internacionais. Daí pra frente todos já sabem, passou a ser comercializado pelo mundo afora.

Seguem abaixo as primeiras fotos de que se tem notícia.

Detalhe da capa e fotos internas da revista FANCY FISH


Detalhes dos V2 e do campeão de 2005.



Em breve as partes II e III.

Abraços

Nenhum comentário: