bEtO

outubro 14, 2008

::: rEd DrAGoN (2) :::


Parte II - Definição:

Pelo que há de consenso atualmente, o betta red dragon é um padrão de cor em que uma camada iridescente recobre as escamas como se formassem uma armadura “prateada/branca” sobre o fundo vermelho que recobre todo o corpo. Alguns discutem sobre o fato de os red dragons serem apenas mais um padrão de bettas metálico, como no fórum BETTA4ALL( http://www.bettas4all.nl/ ). Assunto que ainda vai dar muito “pano pra manga”!
Bem, o red dragon como é visto hoje é definido com esse prateado/branco que não é verde, azul ou copper. É um branco brilhante (iridescente) como o encontrado nos bettas white platinun, por exemplo.

Além disso, essa “armadura” deverá ser uniforme e cobrir todo o corpo sem, no entanto, se expandir pelas nadadeiras, respeitando como limite os pendúculos das nadadeiras.

É considerada uma falta o fato de a “armadura” não recobrir a cabeça e a barriga do betta e se estender sobre as nadadeiras.

Outro ponto que é amplamente discutido é a existência do que chama-se de Green Dragons e blue DRagons. Considera-se que essas duas classificações não estejam corretas, devendo portanto, serem tratados como multicolor ou red Green, Red Blue ou Dark red.

Porque isso? A justificativa é muito lógica, pois nomenclatura RED DRAGON faz referência ao seguinte: RED = “cor de Fundo” e DRAGON = “armardura” BRANCA. E assim, indo pela lógica, ao chamar de um betta de GReen/Blue Dragon ele teria que ter a cor de fundo Green/Blue e a armadura(dragon) Branca, coisa que não se observa hoje, onde o fundo é vermelho e a armadura GREEN/BLUE.

Compartilho assim da mesma opinião da inadequação dessa nomenclatura green dragon e blue dragon. Até porque antes do aparecimento dos red dragons esses padões redgreen/blue já existiam e eram classificados como Metálicos em exposições e artigos do IBC. O que observo é uma exploração dessa nomenclatura não só no Brasil mas em também em outros países e acredito que isso se deva ao frisson causado pela "descoberta" dos REd DRagons.

Por outro lado, sou da opinião que seria correta a nomenclatura "BLack Dragon", "orange dragon" e "yellow dragon" , pois nesse caso a cor de fundo da cor do primeiro nome e a armadura continuaria branca. Respeitando, desse modo, o preceito da nomenclatura dragon.

* as fotos ilustrativas aqui postadas foram coletadas no site aquabid.com


Em mais alguns dias: Parte III - Origem Genética


Abraços.

Nenhum comentário: