bEtO

fevereiro 05, 2008

::: Bettas :::

Bem.... Tudo realmente começou quando eu tinha uns 7 anos, quando ganhei meu primeiro aquário. Não durou muito tempo. Não sabia qual era o motivo .... os peixinhos teimavam em pular fora do aquário! Por diversas vezes, quando ia dar comida pela manhã via que as formiguinhas já estavam se encarregando de levar os ditos peixes para os seus respectivos funerais. Não desisti. Como eu morava perto da praia e da lagoa ficava sempre catando camarões, barrigudinhos, a alguns outros seres para povoar meu deserto aquário. Coitados, não duravam nem uma semana. Eu não sabia nada de salinidade, artêmias, pH, Bloodworms, dureza de carbonatos e tal, só sei que queria ver os bichinhos dentro do aquário. Depois de todo esse fracasso deixei de lado o meu aquario.... Agora sim, passados 20 anos, já estou mais sabido(rs) não faltei nenhuma aula de biologia. Até gostava! Exceto Genética. Por um tempo pensei até em fazer biologia marinha, mas acabei nem tentando.
Recomecei a jornada com os peixinhos quando ganhei da lili um betta quando fizemos 2 meses de namoro (agora já vamos pros 3 anos e 3 meses). Era um comum mesmo, aquele de cinco reais, mas era de um azul esverdeado muito bonito. Como fiquei feliz! Me apeguei ao betta. Dei até nome (Tíru-líru)! Trocava a água(da bica mesmo) toda semana, enchi os aquários de pedrinhas coloridas (aquelas bem afiadas que vem num saquinho que parecem caco de vidro), dava aquela ração bem baratinha mesmo(aquela do potinho igual ao de "tic-tac") enfim, o tíru-líru adoeceu... Até perceber que aqueles pontinhos dourados sobre as escamas era oodiniose o meu caro amigo já estava com um dos olhos inchado (pop-eye). Comecei a procurar na internet algo sobre doenças e como curá-las. Tarde demais... para mim tinham sido 6 meses de alegria, para ele de sobrevivência. Fiquei triste! ... Ao pesquisar as doenças na internet conheci um tal de betta Half-moon outro chamado de Crown tail. Fiquei impressionado! tinha gostado muito... Passado todo o remorso de ter descoberto que tinha cometido um "homicídio culposo", resolvi ter um Half-moon, que na verdade presenteei a lili ainda no final daquele mesmo ano de 2004. Daí pra frente, tudo deu certo: comprei alguns, reproduzi uns tantos; e vendi outros vários!! Não matei mais ninguém pelo menos não por imperícia ou imprudência... Esses peixinhos aí, logo abaixo, são filhotes das minhas recentes reproduções. Espero ainda poder postar fotos de muitos outros nascidos aqui. Acho que aprendi a lição!

tobé.




nascidos no dia 07 de novembro de 2007.
Blue Mask Over Half-moon


Dark Blue Over Half-moon


Shining Green Over Half-moon

Um comentário:

Anônimo disse...

Mô, estou adorando seu blog, principalmente as fotos que está colocando. Adorei as dos peixinhos. Eles estão lindos ! Beijos, Lili.