bEtO

janeiro 22, 2010

::: Manejo de bettas e atualização dos pequeninos :::


Aqui no Rio de Janeiro continua um tempo louco! Muito calor...
Às vezes chove demais, às vezes, de menos. Uma coisa não muda, de dia um calor absurdo, e quando chove, refresca um pouco. Não sei se os bettinhas que estão nos tanques externos, “no tempo”, estão gostando. Parece que sim. Estive a separar alguns essa semana e já vi que tem coisa muito boa. Estão bem jovens, mas com uma vitalidade impressionante e coloração muito bem definida para a idade. Dentro de alguns dias já devo fotografá-los em definitivo quando se adaptarem à vida só, em uma beteira e desaparecerem algumas escoriações normais causadas pelos seus irmãos/desafetos no tanque comunitário.

Aproveitando a deixa respondo a algumas perguntas de outros colegas hobistas e colegas criadores.
Aqui na minha pequena criação,sou adepto do manejo tradicional, à moda tailandesa. Não uso termostatos, Bateria de filtragem, troca automática, filtros UVs ou qualquer outra parafernalha. Meus aquários e tanques não tem sequer filtro de espuma ou aerador. Utilizo termostato raramente, somente naquelas épocas em que o frio persiste por mais de 8 a 10 dias abaixo dos 21°C.

Entendo que assim a natureza se encarrega de fazer com que os bettas criem sua resistência natural às intempéries e consequentemente às doenças e ao estresse. Os menos aptos ficam pelo caminho, assim como na natureza.

Bom, chega de papo e vamos às fotos dos pequeninos bettas REd Dragons plakat OHMs, White platinuns plakat HM/OHMs e Pink salamanders plakat OHMs.




..::tObÉ.Sjr::..



4 comentários:

Wesley Sanches Angelo disse...

Olá amigo...

É muito bom ver que as pessoas diversificam o modo de criação, cada um adapta ao seu próprio estilo, e pelo seu histórico e pelas fotenhas podemos ver que seu estilo de criação está dando muito certo. Eu adoro os PK, e vi que em breve terá muitos WHite pulando por aí...^^

Parabéns.

FabioSouza disse...

pois é tobé, eu também sigo a mesma linha de pensamento, não utilizo muita parafernalha na criação, mas também não tenho nada contra quem utiliza tecnoligias e coisas para facilitar o manejo, inclusive até postei essa semana no meu blog um assunto relacionado a isso. Casa queira poderia dar um pulo no blog e comentar a respeito, será uma honra para mim.

www.bettasfabio.blogspot.com

abraços.

Anônimo disse...

Cara gostei muito dessa sua criaçao ,e é verdade sim ,os peixes tem que criar sua propria defesa e sobrevive os mais fortes ,eu faço isso tbm na minha criaçao e so tenho pegado filhotes saudaveis ,eu queria que voce entrasse em contato comigo ,hugo_1biro@hotmail.com ,obg.

Anônimo disse...

ei tenho aqui em casa um aqua de 20l e to querendo cruzar bettas.
gostaria de saber quais os equipamentos necessarios, para isso. OBS: ñ quero gastar muito, e se eu conseguir uma boa prole pretendo vendelos. Me respondam pelo msn por favor : gutocesar78@hotmail.com