bEtO

novembro 11, 2009

::: CEA - 1º Aniversário :::

Mais um eveto promovido pelo Centro de Estudos de Aquariofilia - CEA!

É o seu primeiro aniversário, de muitos! Iniciativas como esta tem que ser incentivada por todos nós, sejam hobistas, criadores ou apenas admiradores. Somente assim construiremos uma aquariofilia forte como vemos em diversos países do Mundo!
Temos que lembrar que é daqui da nossa amazônia que são exportados aqueles que são chamados de Rei dos Aquários, os acarás disco. Paradoxalmente não desenvolvemos e pouco conhecemos a respeito da espécie. Ouso afirmar que praticamente todas as variantes de discus híbridos que temos no Brasil foram desenvolvidas no exterior, principalmente os países asiáticos, a partir dos selvagens exportados daqui! Por não ter muito valor de mercado aqui no Brasil os melhores são exportados a preços astronômicos. Chegam a custar atéU$ 1.500,00 como é o caso dos heckel blue moon.
Temos bons criadores no Brasil, sim é verdade, mas a maioria faz cruzamentos inbreeding e/ou com outras variantes também híbridas vindas de fora.
Para se ter idéia, as melhores literaturas a respeito em que são descritos o seu habi at, suas variantes, localização nos rios amazônicos e seu comportamento sequer foram editadas em português. Exemplo disso é o livro do renomado Heiko Bleher, Bleher Discus - Volume 1.


Fotos de alguns discus selvagens vendidos no Japão:

Eu marcarei presença !!

..:: tObÉ.Sjr ::..

Nenhum comentário: